top of page

BERNINA EXPRESS

O trem entre Itália e Suíça pelos Alpes

Que tal conhecer os Alpes Suíços? Você gostaria de passear pelas montanhas encobertas de neve? Talvez você pense: Como farei isso se não tenho equipamento para escalar, nem preparo físico? E eu te respondo, a bordo do charmoso BERNINA EXPRESS!!!

Conhecido como Il Trenino Rosso, o trenzinho vermelho liga a Itália e a Suíça por um lindíssimo caminho.

O trajeto é feito nos dois sentidos e opera o ano todo. A rota geralmente escolhida pelos turistas é Tirano - St.Moritz, pela parada na famosa e elegante estação de esqui.

Dependendo da estação em que você for verá muito verde ou muito gelo.

Pelos 122km de trilhos você pode escolher entre os vagões da primeira classe panorâmica e da segunda classe em vagão tradicional.

 

Recomendo a classe panorâmica para o inverno já que a beleza não será perdida pelas janelas tradicionais e você estará a salvo do frio congelante dos Alpes.

 

Já na primavera ou outono que tal ficar com a segunda classe? A possibilidade de abrir as janelas, sentir o ar gélido suportável na face e os registros fotográficos sem o vidro para trazer reflexo é fenomenal. E você ainda economiza alguns dinheiros.

O trem ainda oferece um vagão buffet e assentos confortáveis para ambas as classes para atender os mais exigentes.

Primeira classe, panorâmica do Bernina Express

Segunda classe do Bernina Express e as janelas tradicionais

O passeio de Tirano a St.Moritz ou o inverso leva em torno de 2h05m. Até que é longo, mas acredite-me, para quem está "dentro" daquelas paisagens de tirar o folego passa rapidinho. E deixa um gostinho eterno de quero mais, viu! 

Desde a charmosa Tirano, com suas características de vilazinha charmosa da Itália, o trajeto deixa um lindo sorriso estampado na face. Várias pontes por córregos formados pelo degelo e uma ponte em espiral magnífica logo no início do trajeto. Tudo que se vê faz desse passeio INESQUECÍVEL!

Minha aventura por esses lugares magnifícos foi durante a primavera, em maio. 

Como boa brasileira eu queria muita neve e estava preocupada que pelo calor que já fazia na Itália isso não seria possível. Mas, foi! A foto ao lado, de meu arquivo pessoal, pode mostrar direitinho que neve não faltava.

Percebi que foi o momento perfeito para o que eu esperava. O frio não era tão intenso, mas era preciso um elegante casaco e cachecol, e ainda restava muita neve. Ainda mais incrível foi que os lagos já não estavam congelados e tinham uma beleza verde acinzentada que só quem já pode ver os lagos formados pelo degelo conseguem imaginar.

Os lagos são um atrativo a parte neste passeio recheado de beleza natural. Talvez tenha sido o que mais tocou meu coraçãozinho - que não é tão impressionável assim. 

 

De longe a água é quase turquesa e de perto...ah, de perto é cristalina de um jeito que eu não conseguiria imaginar. Nas imagens de meu arquivo pessoal, abaixo, você poderá checar o que digo.

Durante o passeio, ambos os lados tem belos lagos e, se der sorte de não estar muito cheio e eu dei, pode sem pudor pular pro lado onde eles embelezarem ainda mais a paisagem. Mas, meu singelo conselho novamente, se você estiver indo sentido Suíça é: Escolha os assentos do lado esquerdo do trem. Ah, este lado traz as paisagens mais belas, apaixonantes mesmo!

Vamos à parte prática? Como chegar? Sozinho? Tour guiado?

Tudo depende do que você espera e de quanto está disposto a gastar. O tour pode ser comprado nessas empresas que terceirizam passeios de operadoradoras locais ou dá pra ser feito por conta própria sem problemas.

Se você sente-se pouco confortável com os idiomas e seu inglês não é lá seu ponto forte, talvez seja mais confortável ir com um tour guiado em português, espanhol ou como na maioria das vezes em portunhol.

Falemos do que conheço com mais propriedade: partir de Milão em direção a Tirano. Se for por conta própria um trem da estação de Milão te leva diretamente para a estação de onde parte o trenino. Se optar pelo tour guiado partirá do centro de Milão passando por Lugano para um chocolate quente ou capuccino seguindo para a estação em ônibus turístico. 

Se sua opção for ir por conta, reserve o bilhete o quanto antes para não correr riscos. E para isso a Rail Europe traz a facilidade da aquisição online.

Para você que já está em uma das estações atendidas pelo Bernina Express

Para você que está em qualquer parte da Europa e precisa chegar em uma das estações atendidas pelo Bernina Express

Já se sua opção for pela aquisição de um tour guiado, você poderá escolher entre os roteiros abaixo, selecionando data, idioma do guia acompanhante. Mas lembre-se, todos os tours para este passeio partem de Milão. Então aproveite para conhecer a capital da moda antes de partir.

© 2016 PELO MUNDO

            WANDERLUST

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

  • Google+ Clean
  • Twitter Clean
  • facebook
bottom of page